Como fazer o SEO da sua página inicial

O que é SEO da página inicial?

O SEO da página inicial é importante para todos os sites. Se você tem um blog, site corporativo ou loja de comércio eletrônico, precisa fazer o SEO da sua página inicial, mesmo que essa não seja uma das páginas que você espera obter altas classificações.

Há muitas razões pelas quais você deve prestar atenção à página inicial do seu site.

Em muitos casos, é a primeira página que os usuários veem (especialmente para sites corporativos) e é uma das páginas que os usuários visitam, mesmo que acessem outras páginas do seu site.

Eles visitarão sua página inicial para descobrir mais sobre seu blog ou empresa.

Em termos de SEO, é muito importante, pois é uma oportunidade perfeita para dar ao Google uma grande dica (por meio de seu título, descrição e conteúdo) sobre o significado do site.

O Google usará essas informações para criar a entrada do seu site no SERPS quando as pessoas pesquisarem seu nome de domínio.

Em alguns casos, a página inicial também é candidata à classificação nas primeiras posições por palavras-chave altamente competitivas, porque ‘absorve’ todo o poder e a classificação da página do restante das páginas.

O SEO da página inicial não deve ser o foco principal, mas não deve ser ignorado.

O básico para otimizar sua página inicial é garantir que ela carregue rapidamente, tenha texto rastreável fora das imagens, marcação semântica e conteúdo na página.

O ideal é usar a página inicial o como um lauchpad para o restante do site. O que isso significa para o SEO é usar a autoridade da página para apontar links internos das principais páginas do site

Destaque os principais recursos do seu produto e use-o como uma oportunidade para classificar determinadas palavras-chave de cauda longa ou experimentais.

Como fazer o SEO na página inicial

O SEO da página inicial é complicado. o SEO da página inicial não funciona verdadeiramente para palavras-chave importantes.

O processo de otimização da sua página inicial envolve várias etapas.

Não é apenas uma questão de SEO técnico , mas como veremos abaixo, há outros elementos que precisam estar presentes para ter uma página inicial altamente otimizada.

Não esqueça que o SEO não é apenas para mecanismos de busca, mas principalmente para usuários e usabilidade.

De uma perspectiva de SEO, a otimização de uma página inicial não é diferente de fazer SEO em outras páginas do seu site.

Otimizar o título da página inicial

Não use apenas o nome da empresa ou do site como título da página inicial, mas tente ser mais criativo, fornecendo aos usuários e mecanismos de pesquisa mais informações sobre o foco principal do seu site.

Utilize todos os 60 caracteres disponíveis para combinar palavras-chave e informações comerciais em uma frase.

Regras de SEO do título da página inicial:

  • Mantenha o título com até 60 caracteres.
  • Adicione seu domínio ou nome comercial no início do título.
  • Não use apenas o nome da marca, mas inclua palavras-chave que representam sua empresa ou website.
  • Certifique-se de que sua palavra-chave sejam colocadas no início do título, mas não confunda o Google adicionando muitas palavras-chave no título.
  • Adicione as palavras-chave pelas quais você deseja ser conhecido.

Otimizar a meta descrição da página inicial

A descrição da página inicial também é muito importante.

A descrição é o que os usuários verão no SERPS, portanto, você deve pensar um pouco.

Lembre-se de que o Google pode optar por não mostrar sua descrição, mas usar a própria.

Isso pode acontecer se sua descrição for muito curta (menos de 130 caracteres) ou muito longa (mais de 154 caracteres) ou se incluir muitas palavras-chave.

Otimize a tag H1

A próxima coisa a otimizar é a tag H1.

Toda e qualquer página do seu site (incluindo a página inicial), precisa ter uma (e apenas uma) tag H1. A tag H1 está normalmente na parte superior da página e a maioria dos temas está configurada para exibir o título da página entre as tags h1.

Se você tiver a opção de definir a tag H1 para a página inicial, inclua também algumas palavras-chave relacionadas.

Como verificar a tag H1 da sua página inicial

Abra sua página inicial no navegador, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e selecione VER CÓDIGO FONTE.

Pressione CTRL –F (para procurar uma frase) e procure por “h1”.

Normalmente, você deve ver apenas uma tag de abertura <h1> e uma de fechamento </h1>.

Se você perceber que há mais de um conjunto ativo no seu código html, precisará da ajuda de um desenvolvedor para removê-los e deixar apenas um.

Imagem da página inicial SEO

Uma boa página inicial precisa ter imagens. Elas tornam uma página menos chata e a mensagem que você deseja transmitir aos seus leitores mais óbvia.

Em termos de SEO, as imagens podem ser usadas para dar outro sinal aos rastreadores do mecanismo de pesquisa sobre o seu conteúdo.

Ao usar imagens para sua página inicial, verifique se:

Você definiu um texto alternativo que descreve a imagem

Incluiu palavras-chave no texto alternativo de maneira natural

Quando uma imagem inclui texto, tente separar a parte da imagem do texto. Os mecanismos de pesquisa não podem ler o texto incorporado em um jpg ou png. Para obter o máximo de SEO, mantenha a imagem sem o texto e adicione o texto usando CSS e html.

Otimize seu logotipo

Todo site precisa ter um logotipo exclusivo. O que você pode fazer para otimizar seu logotipo são duas coisas fáceis:

Verifique se o nome do arquivo da imagem tem o nome do seu site. (Ex: seusite_logo.png)

O texto alternativo também inclui o nome do seu site. (Ex: Logo do Seu Site)

Se você estiver tentando otimizar sua página inicial para o SEO local, também pode incluir sua localização (cidade) no nome do arquivo do logotipo e no texto alternativo (Ex: Logo do Seu Site em São Paulo).

Adicionar marcação de dados estruturados adequada

Os dados estruturados estão ganhando importância nos últimos dois anos e, embora ainda não façam parte do algoritmo de classificação do Google, é algo que em breve será incluído.

O que é marcação de dados estruturada?

Em palavras simples, dados estruturados são uma maneira de descrever seus dados para rastreadores de mecanismos de pesquisa.

Todos os principais mecanismos de pesquisa concordaram com uma estrutura comum de apresentação das várias formas de dados (ou seja, artigos, produtos, organizações, empresas, eventos etc.) e seu trabalho como webmaster é adicionar as ‘tags’ necessárias ao seu código html.

O Google pode usar dados estruturados no SERPS (na forma de rich snippets ou entradas do gráfico de conhecimento) e isso torna suas entradas mais atraentes para os usuários – o que significa uma CTR (taxas de cliques) mais alta.

Quando se trata de dados estruturados para a página inicial, é necessário garantir a definição dos seguintes esquemas:

  • Organização (se você é um negócio on-line)
  • Negócio local (se você tiver uma presença física, ou seja, uma loja)
  • Pessoa (se você estiver executando um blog pessoal).

SEO de conteúdo

Uma página inicial precisa ter conteúdo e, com isso, quero dizer conteúdo de texto que os mecanismos de pesquisa podem ler e entender.

Em geral, uma página inicial pode ter três variações:

No caso de sites corporativos, terá detalhes sobre a empresa, imagens (talvez uma apresentação de slides) e links para as páginas internas do site.

No caso de lojas de comércio eletrônico, a página inicial pode mostrar os produtos, ofertas, notícias mais recentes e links para as diferentes seções do produto.

No caso de portais ou blogs, a página inicial normalmente exibe as postagens mais recentes do blog e os artigos em destaque.

Independentemente do estilo da página inicial que você escolher; você precisa garantir que haja conteúdo de texto suficiente na página.

Além disso, evite ter apenas imagens ou vídeos sem texto. Verifique se o seu conteúdo inclui suas palavras-chave ou variações.

Estabelecer Confiança

Quando um usuário visita sua página inicial, você tem 3 segundos para chamar sua atenção e ganhar sua confiança.

Coisas como prova social, depoimentos de clientes, conquistas ou parcerias, estudos de caso de sucesso são todos elementos que podem ajudar nessa direção.

Não presuma que os usuários naveguem em seu site em detalhes para descobrir mais sobre você, mas certifique-se de fornecer a eles tudo o que eles precisam saber na página inicial.

A página inicial do seu site é o centro de boas-vindas para seus visitantes. Isso significa que eles precisam aprender sobre seus negócios quando chegarem.

É vital descrever sua especialidade, que tipo de produtos ou serviços você oferece e o que o diferencia dos concorrentes. Sua taxa de rejeição aumentará se você não conseguir se comunicar de maneira clara e concisa com o que pode oferecer aos usuários.

Prova Social

Como a Internet se tornou um lugar próspero para troca de informações e compras, as pessoas valorizam cada vez mais as avaliações dos clientes. Se você puder demonstrar seu sucesso com seus clientes, poderá ganhar a confiança dos visitantes.

Faça uma caixa de texto em destaque – com a permissão de seus clientes – que inclua uma lista de revisões escritas, cotações, estudos de caso ou simplesmente nomes de empresas. Ouvir diretamente de clientes satisfeitos aumenta sua confiabilidade e eles podem entrar em detalhes sobre as vantagens do seu serviço de uma perspectiva única.

Procure depoimentos que façam referência a ações e resultados específicos de seus serviços ou produtos, porque os clientes desejam ouvir a história completa antes de fazer transações.

Isso também é chamado de “prova social” e componentes de prova social que valem a pena podem levar a altos volumes de conversões.

Apelo à ação (CTA) claro

Para qualquer tipo de site, a página inicial precisa ter um objetivo claro.

Se você estiver vendendo produtos, o principal objetivo será redirecionar os usuários para sua página de produtos, se você estiver vendendo serviços para sua página de serviços e, nos casos de blog para seus artigos.

As chamadas para ação (CTAs) transformam os visitantes em leads. Embora os CTAs não garantam um melhor SEO da página inicial, eles ajudam a reter usuários e têm mais chances de conquistar clientes, o que pode desenvolver seus negócios.

Na sua página inicial, os CTAs podem convidar os usuários a entrar em contato, ligar para o telefone, enviar um email, assinar um boletim informativo, visualizar preços ou preencher um cadastro.

Trabalhando a palavra-chave

Não espere classificar as palavras-chave mais importantes na página inicial, este não é o lugar para isso.

As marcas otimizam suas páginas iniciais para determinadas palavras-chave por dois motivos.

Alguns tentam classificar palavras-chave muito importantes na página inicial. Mas é inútil, porque simplesmente não vai funcionar. Os outros simplesmente usarão a tag de título da página inicial como um local para incluir mensagens da marca. Eles estão dizendo ao espectador que é sobre isso que eles vendem, que não estão tentando realmente classificar a página inicial dessa palavra-chave.

Use a página inicial como um portal para seus produtos e ofertas em destaque. Use o poder da página inicial para enviar links internos para novas páginas que você deseja focar e obter uma classificação rápida.

A realidade é que cada palavra-chave é sua própria estratégia. O Google existe há quase vinte anos e aperfeiçoou a experiência do usuário com resultados de pesquisa. Eles vão mostrar aos pesquisadores o que estão procurando da melhor maneira possível.

O que isso significa é que você não pode forçar a alimentação da página escolhida nos SERPs. Você precisa examinar a classificação para entender a intenção do usuário e criar uma página que satisfaça ainda mais essa consulta.

Estrutura e navegação do site

Navegação

A navegação é um importante elemento de usabilidade. Você precisa garantir que todas as páginas importantes do seu site sejam acessadas no menu em não mais que 3 cliques.

Evite ter elementos de menu aninhados que ultrapassem três níveis e também considere o menu ‘sempre no topo’ quando o usuário navegar mais abaixo na página.

Uma estrutura de menu clara também ajudará a reduzir sua taxa de rejeição e incentivará os usuários a visitar mais de uma página do seu site.

Estrutura do site

Seu site deve ter uma estrutura hierárquica – o ponto focal é a página inicial e, em seguida, todas as outras páginas devem ser agrupadas em categorias com base em seu tipo.

Sua hierarquia não deve ter mais de 2 ou 3 níveis de profundidade – não complique demais a hierarquia do site, mas mantenha-a simples. Todas as páginas do seu site precisam ser acessadas a partir da página inicial em menos de 3 cliques.

Não se esqueça que a maneira como os mecanismos de pesquisa funcionam é visitar a página inicial de um site e seguir os links para descobrir o restante das páginas.

Isso significa que sua página inicial deve ter um link para TODAS as páginas importantes, incluindo páginas de vendas e quaisquer postagens do blog que você queira promover mais do que outras.

Otimizar para links do site

Uma página inicial bem estruturada pode fornecer sitelinks na Pesquisa do Google. Os sitelinks geralmente são mostrados para pesquisas de nomes de domínio.

A única maneira de influenciar o que aparece como sitelink é através da estrutura e navegação do site. Pense no que você deseja que os usuários vejam quando pesquisarem o nome da sua empresa e ajuste as seções da página inicial de acordo.

Otimize a velocidade de carregamento da página inicial

É fato que 40% dos usuários deixarão uma página se demorar mais de 3 segundos para carregar.

Isso significa que, mesmo que você tenha a página inicial perfeita, se o carregamento for muito lento, você perderá visitas e clientes.

Há algumas coisas a considerar para acelerar o carregamento da sua página inicial:

  1. Use um servidor rápido de um host confiável. Se você ainda estiver hospedado em uma hospedagem compartilhada, definitivamente deve considerar a possibilidade de mudar para um VPS. Ter o seu próprio servidor desempenha um papel importante no que diz respeito à velocidade do site e, considerando que o custo de um VPS é tão baixo quanto US$ 25 por mês, não há desculpa para negócios ou blogueiros sérios.
  2. Otimize o tamanho do arquivo de imagem. Antes de enviar uma imagem para o seu site, use um software de edição de fotos (Gimp, Photoshop, Pixelmator etc.) e exporte a imagem para a web. Em seguida, use um otimizador de imagem como o optimizilla para compactar e otimizar o tamanho do arquivo. Se você usa muitas imagens, também pode usar uma CDN.
  3. Verifique seu site usando informações da velocidade da página. Esta é uma ferramenta do Google que fornece recomendações sobre o que você pode fazer para melhorar a velocidade da sua página.
  4. Use o Google Lighthouse. O Lighthouse é uma ferramenta para analisar o desempenho de uma página da web em várias áreas, incluindo a velocidade da página.
  5. Se você usa vídeo na página inicial, verifique se ele está hospedado em um serviço de streaming de vídeo como o YouTube, e se está incorporado ao seu site. Você não deseja hospedar o vídeo no seu site, porque isso realmente aumentará o tempo de carregamento, a largura de banda e os recursos necessários no servidor.
  6. Mantenha seu software atualizado. Todas as plataformas CMS estão sempre tentando melhorar a velocidade e o desempenho, portanto, mantenha seu software atualizado para tirar proveito disso.

Verificar compatibilidade com dispositivos móveis

Mais de 50% das pesquisas no Google são feitas em dispositivos móveis e é mais do que necessário ter uma página inicial compatível com dispositivos móveis.

Com a introdução do primeiro índice para dispositivos móveis, o Google está usando um algoritmo de classificação ligeiramente diferente para sites para dispositivos móveis, mas as configurações básicas de SEO (títulos, descrições, h1 etc.) são as mesmas para computadores e dispositivos móveis.

Quando se trata do SEO da página inicial, você deve executar o teste de compatibilidade com dispositivos móveis e corrigir erros.

Além disso, você precisa garantir que sua página inicial para celular tenha o mesmo conteúdo que sua página inicial para computador. Você não quer confundir o Google, dando a eles sinais confusos.

Em geral, é melhor usar um design de site responsivo para que todas as correções de SEO que você fizer na área de trabalho estejam imediatamente disponíveis para dispositivos móveis.

Adicionar um SSL

Uma página inicial (e o site como um todo) precisa ser https.

Se você tem uma loja de comércio eletrônico ou coleta informações do usuário, isso é obrigatório, mas mesmo nos casos em que você tem um blog normal, é bom ter o SSL ativado.

O Google mencionou várias vezes que, por enquanto, ter um site SSL oferece uma pequena vantagem comparativa, mas isso é algo que certamente ganhará mais importância nos próximos meses ou anos.

Conclusão

Com esses métodos de otimização da página inicial, você pode formar um ponto de partida forte e confiável para os visitantes explorarem seu site.

Sua página inicial é geralmente uma das páginas mais poderosas do seu site. Portanto, você não quer desperdiçá-la.

Crie links de qualidade com CTAs (chamadas para ação) direcionando o visitante da sua página inicial para cada uma das suas páginas de serviço.

Desta forma você aproveita o poder de estruturação da página inicial para guiar as pessoas pelo seu site.

Lembre-se, acima de tudo, os mecanismos de pesquisa estão simplesmente tentando enviar usuários a sites confiáveis que atendem às suas consultas de pesquisa. Ao pensar mais no usuário e menos nos mecanismos de pesquisa, você pode tornar seu site mais fácil para o SEO.

Claro, você ainda precisa saber onde colocar as palavras-chave, mas, na maioria das vezes, o restante é sobre como fazer seu site funcionar corretamente e atrair os usuários.

Rate this article

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...