Como usar o Google Trends - Blog

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que mostra quais tópicos estão na mente das pessoas em todo o mundo em um determinado momento. Ele identifica todos os tipos de eventos, variando de grande a pequeno, global a local e muito mais. Sabe que a cada quatro anos o mundo inteiro está discutindo as Olimpíadas por cerca de duas semanas, bem como que o termo “greve climática” que Greta Thunberg usou em seu ardente discurso na ONU ficou nos lábios de todos por uma semana inteira após a cúpula.

Essa ferramenta de pesquisa on-line analisa amostras de dados de pesquisa para medir o interesse do usuário em vários tópicos e, em seguida, apresenta-os de forma organizada como um gráfico. O Google Trends armazena toneladas de dados que remontam a 2004 e, desde a grande expansão do gigante das buscas em 2015, todos os dados passaram a ser atualizados em tempo real. A melhor parte é que a ferramenta está prontamente disponível para todos – você nem precisa criar uma conta como no Google Analytics ou no Google Search Console.

Existem dezenas de maneiras pelas quais a ferramenta pode ser usada, e tenho certeza de que você encontrará algumas oportunidades para apoiar seus esforços de SEO e marketing, independentemente do seu negócio e da fase em que se encontra.

Vantagens do Google Trends

Com os recursos do Google Trends você consegue:

  • Escolher as melhores palavras-chave para desenvolver conteúdo para seu blog.
  • Estar antenado nas últimas tendências.
  • Checar o desempenho de seus concorrentes.
  • Monitorar sua marca.
  • Localizar áreas relevantes para suas palvras-chave.
  • Segmentar sua estratégia de marketing por local e data.

Como usar o Google Trends?

O objetivo do Google Trends é permitir que os usuários visualizem a popularidade de um termo ao longo do tempo ou pesquisem tópicos atualmente em tendência. Na página inicial do Google Trends, você tem três opções principais. Você pode pesquisar a popularidade de um termo, frase ou pessoa específica, visualizar pesquisas de tendências diárias e pesquisas de tendências em tempo real ou explorar um ano de pesquisas de tendências.

Vamos aprender a usar os principais recursos?

Descubra tendências do seu nicho

Manter um olhar atento sobre o Google Trends ajudará você a ficar por dentro de todos os eventos interessantes que são relevantes para o nicho de sua empresa. Se uma história recentemente virou notícia, você vai certamente encontrá-la no Buscador de Tendências – seção da ferramenta, que, aliás, pode ser acessado a partir da barra lateral esquerda.

Esta seção contém duas guias: Tendências de pesquisa diárias e Tendências de pesquisa em tempo real. A guia Tendências de pesquisa diária mostra 20 das palavras-chave mais pesquisadas no dia atual, no dia anterior e assim por diante. Basta pressionar Carregar mais na parte inferior da página para visualizar os resultados históricos. Você também pode expandir o termo de pesquisa em que está interessado para obter dados detalhados.

Ao lado de cada termo de pesquisa popular, você encontrará o volume de pesquisas e as notícias relacionadas. Isso significa que o Google Trends não apenas informa quais links estão divulgando as notícias, mas também fornece bastante contexto. Você pode ler artigos publicados por diferentes mídias para ver quais eventos despertaram o interesse das pessoas pela palavra-chave. Por exemplo, uma atriz recebeu um prêmio de prestígio e as pessoas começaram a pesquisar seu nome no Google.

Juntamente com os títulos dos artigos, você também pode ver exatamente quando eles foram publicados. Se a história foi apresentada há um tempo, verifique se ela já não perdeu seu apelo antes de produzir um conteúdo semelhante.

Para identificar tendências que estão surgindo, acesse a guia Tendências de pesquisa em tempo real. Aqui você encontrará histórias publicadas apenas algumas horas atrás. Quando expandidos, cada termo de pesquisa vem com um gráfico que mostra se o interesse pelas notícias ainda está aumentando ou já diminuindo.

Além disso, você pode escolher a categoria de pesquisa em que está interessado. A escolha é bastante limitada: você tem categorias de negócios, entretenimento, saúde, tecnologia e esportes para escolher. Mas não se preocupe se o seu nicho não se encaixar em nenhuma das categorias acima. Você ainda pode desenhar algumas ideias de tópicos do Google Trends, mas precisará fazê-lo de uma maneira diferente. Isso me leva ao próximo ponto.

Pesquise palavras-chave

Às vezes, navegar na seção Pesquisas de tendências do Google Trends pode não gerar resultados. O seu nicho de negócios pode ser muito específico ou as notícias relevantes para o seu negócio podem não aparecer nos 20 principais resultados.

Portanto, se por algum motivo você não tiver encontrado sugestões prontas, vá para a seção Explorar do Google Trends, acessível através da barra lateral esquerda. Ela contém informações sobre todas as consultas cujo volume de pesquisa é maior que zero, então você definitivamente encontrará aqui algumas ideias de palavras-chave.

Para começar, insira a palavra-chave inicial na caixa de pesquisa na parte superior da interface do Google Trends e encontre as guias Tópicos relacionados e Consultas relacionadas na parte inferior da seção Explorar.

Você pode usar filtros diferentes para obter os resultados mais relevantes:

  • Ao inserir sua consulta na caixa de pesquisa, você pode optar por procurar como um tópico/categoria ou como um termo de pesquisa. É melhor optar pela primeira opção, pois, caso contrário, você poderá receber algumas sugestões de palavras-chave não relevantes.
  • Você também pode escolher o período de tempo que funciona melhor para sua consulta. Por padrão, o Google Trends analisa os últimos 12 meses, mas existem muitas outras opções disponíveis que variam de “hora anterior” a “desde 2004”. Se você deseja obter informações sobre notícias recentes, você deve escolher um intervalo de tempo entre as últimas duas horas e uma semana.
  • Você também pode restringir sua pesquisa a uma determinada categoria ou subcategoria da lista sugerida. Você tem 25 categorias com várias subcategorias para escolher.

Para tornar sua pesquisa um sucesso, seja criativo com as palavras-chave que busca. Você pode começar com um termo amplo, mas precisará ser mais específico e explorar alguns termos mais restritos para obter boas ideias de tópicos.

Com o Google Trends, você pode explorar termos de pesquisa que não estão relacionados a nenhum tópico como “como fazer” ou “o que é” para obter ideias de palavras-chave. Use o filtro de categoria para especificar a subcategoria em que você está interessado e encontrar uma lista de novas consultas e tópicos de tendências relevantes para o seu nicho. Isso é algo que nenhuma outra ferramenta oferece, pois as soluções tradicionais de pesquisa de palavras-chave exigem que você seja mais específico desde o início.

Outro benefício inegável do Google Trends é que ele define os termos cujo volume de pesquisa aumenta e rapidamente volta a zero em menos de uma semana, como um produto recém lançado.

As ferramentas tradicionais de pesquisa de palavras-chave geralmente não atualizam seus bancos de dados em tempo real, o que significa que eles podem não ter dados sobre essas palavras-chave sensíveis ao tempo.

Portanto, o Google Trends pode ajudá-lo a descobrir oportunidades de palavras-chave que, de outra forma, seriam facilmente perdidas, como tendências em rápida evolução ou consultas com instruções populares. Ainda assim, quero enfatizar que você não deve confiar apenas no Google Trends para suas necessidades de pesquisa de palavras-chave. As outras ferramentas tradicionais de pesquisa de palavras-chave ajudarão você mais se o seu nicho de negócios não estiver sujeito a tendências em rápida evolução.

Meu conselho é compilar uma lista de palavras-chave, desenhando ideias de todos os tipos de fontes. E quando terminar, você pode usar o Google Trends para obter todos os tipos de informações que ajudarão você a deixar apenas palavras-chave relevantes em sua lista.

Curva de popularidade

Você deseja apenas usar palavras-chave que o público tenha interesse estável ao longo do tempo. Para verificar se é esse o caso, basta digitar a palavra-chave na caixa de pesquisa do Google Trends e verificar o gráfico Interesse ao longo do tempo.

Além de validar novas palavras-chave, o gráfico também pode ser usado para verificar as palavras-chave que você está segmentando atualmente. Se você notar que algumas palavras-chave começaram a gerar menos tráfego, é provável que seus dias de glória estejam chegando ao fim. Verifique o gráfico de popularidade para ver se suas palavras-chave estão realmente perdendo o interesse público. Nesse caso, você terá que procurar novas possibilidades.

A validação de palavras-chave com o Google Trends não leva muito tempo, mas os dados obtidos são realmente úteis. Você não quer gastar seu tempo com palavras-chave que estão perdendo popularidade, certo?

Conheça as flutuações sazonais

Para analisar a sazonalidade, você precisará alterar o período padrão definido no Google Trends de 12 meses para 5 anos. Dessa forma, você poderá identificar se o aumento na popularidade de uma palavra-chave ocorre todos os anos em um determinado momento. As palavras-chave sazonais são bem úteis. No entanto, você precisará tratá-las de maneira diferente das palavras-chave comuns e planejar suas campanhas de marketing em relação à natureza sazonal.

Use os dados do Google Trends para entender quando exatamente a popularidade de uma palavra-chave começa a crescer. Por exemplo, todo mundo sabe que o aluguel de fantasias é o mais procurado no Carnaval e as pessoas precisam de bíquinis para o verão. Mas com o Google Trends, você pode obter dados mais precisos.

Para obter os resultados mais relevantes, seja preciso em sua redação e tente usar os termos de pesquisa que seus clientes ou leitores usam.

Identificar os pontos em que a curva de interesse começa a crescer pode ajudar os profissionais de marketing a planejar e iniciar suas campanhas no momento certo. Assim, uma loja de roupas pode começar a promover bíquinis de verão no Facebook no início de outubro, o que significa que eles precisam ajustar seu plano de conteúdo e ter todos os textos publicados no início de setembro. A publicação de conteúdo antes que o interesse sazonal no tópico comece a aumentar também dará tempo aos negócios para criar alguns backlinks úteis.

Atualizar o conteúdo principal antes dos picos sazonais também é uma boa ideia, pois os usuários e o Google valorizam novos conteúdos. Se você, por exemplo, administra um blog de viagens e tem um post de uma viagem ao Brasil durante o Carnaval, faz sentido atualizá-lo em janeiro, quando o interesse pelo assunto começa a crescer.

Produza conteúdo de acordo com a demanda

Por padrão, o Google Trends usa dados de pesquisa na web ao analisar termos de pesquisa. Mas a ferramenta também contém dados da pesquisa de imagens do Google e de vídeos do YouTube, além do Google Shopping e do Google News, que podem ajudá-lo a determinar qual tipo de conteúdo é mais popular entre os usuários. Algumas palavras-chave podem produzir melhores resultados quando combinadas com a forma correta de conteúdo – crie um vídeo para o seu canal do YouTube em vez de escrever outra postagem no blog, por exemplo.

Se você acha que o termo de pesquisa em que você está interessado pode ser uma boa postagem no blog e um vídeo, dê uma olhada na curva de tendências na guia de pesquisa na web e verifique os resultados de pesquisa do YouTube. Escolha a que parece mais promissora ou crie uma postagem no blog e um vídeo se a consulta for igualmente popular na pesquisa na web e no YouTube.

Você também pode verificar se uma palavra-chave está em alta nas Imagens do Google. Se for esse o caso, considere criar um infográfico ou uma imagem explicativa sobre o tópico. Isso ajudará você a se destacar na pesquisa de imagens do Google e a obter muitos cliques no seu site.

Analisando mais de uma palavra-chave

Outro recurso exclusivo oferecido pelo Google Trends é a oportunidade de analisar várias palavras-chave simultaneamente. Portanto, se você tiver várias palavras-chave promissoras para escolher e não conseguir decidir qual delas, poderá compará-las lado a lado e escolher a que mostra uma tendência mais positiva.

Além disso, você também pode usar o recurso para projetar o volume de tráfego que você espera obter de uma nova palavra-chave. Basta pegar a palavra-chave para a qual você já gera tráfego e compará-la com uma nova consulta de pesquisa. Dessa forma, você pode filtrar palavras-chave que têm potencialmente para gerar tráfego.

Estratégia de SEO com o Google Trends

Segmentação por local

Se você oferece produtos e serviços em um local específico, o Google Trends pode ajudá-lo a descobrir os tipos de pesquisas que as pessoas em sua área estão realizando.

Por exemplo, digamos que você tenha uma empresa de encanamento. No Google Trends digite “encanamento” na barra de pesquisa. Role para baixo para encontrar um mapa do Brasil e clique no seu Estado. Você verá o interesse na sua área por essa palavra de pesquisa.

Você pode pesquisar detalhadamente e ver quais palavras-chave as pessoas pesquisam quando estão na Web. Isso pode ser ouro puro.

Algumas frases de pesquisa que as pessoas estão usando fornecerão ideias para que conteúdo de SEO criar e promover.

Por exemplo, “loja de materiais para encanamento perto de mim” pode ser uma frase que você pode segmentar e escrever uma postagem de blog.

“Encanamento perto de mim” poderia ser outra ótima ideia. Use estes tópicos de tendências para descobrir que tipos de perguntas as pessoas em sua área estão fazendo.

Encontre palavras-chave de cauda longa

Estes são termos de pesquisa que têm menos tráfego, mas são mais fáceis de classificar. O Google Trends pode ajudá-lo a encontrar palavras-chave de cauda longa com consultas relacionadas.

Encontrar palavras-chave de cauda longa pode ser a chave para o seu sucesso quando se trata de um termo de pesquisa específico.

Embora a classificação para o termo “encanamento” seja incrivelmente difícil, será muito mais provável que você possa ser classificado como “melhor encanador em Curitiba”.

Você também deve se lembrar do seu público-alvo. Se você estiver procurando por um encanador, é improvável que você coloque apenas uma palavra para tentar encontrar os melhores resultados.

Aproveite os dados de tendências

Uma das melhores maneiras de aproveitar o Google Trends é mostrar como a tendência de determinadas palavras-chave evolui ao longo do tempo.

Embora você possa ver qual é a tendência de um assunto em 12 meses, pode ser mais benéfico ver dados por períodos mais longos. Isso pode ser especialmente eficaz em mercados sazonais.

Com a grande quantidade de dados que você pode acessar usando a plataforma, talvez seja necessário alguma estratégia de Marketing de dados.

O que é mais útil para contar histórias são os dados normalizados do Google Trends. Isso significa que, quando analisamos o interesse da pesquisa ao longo do tempo em relação a um tópico, consideramos esse interesse como uma proporção de todas as pesquisas em todos os tópicos do Google naquele momento e local. Quando analisamos o interesse de pesquisa regional de um tópico, estamos analisando o interesse de pesquisa desse tópico em uma determinada região como uma proporção de todas as pesquisas em todos os tópicos do Google no mesmo local e horário.

Mercado potencial

O Google Trends também permite pesquisar dados mais relevantes com base no local em que você deseja exibir, e como os resultados podem ser diferentes dos termos de pesquisa do Google.

Você também pode espiar o que as pessoas estão procurando em termos de notícias, imagens e até compras.

Visualizar tendências populares e frases de pesquisa com base na localização de seus clientes é uma ferramenta muito poderosa que pode levar à criação de conteúdo mais otimizado.

Lembre-se de que é melhor conhecer seus clientes onde eles já estão. Isso inclui resultados de pesquisa e mídias sociais. O Google Trends possui uma capacidade única de permitir que você se aprofunde para descobrir o que seu público-alvo está procurando e onde.

Essas informações podem ajudá-lo a aparecer em pesquisas orgânicas, se você criar um conteúdo em torno delas. Veja as tendências por um período superior a 12 meses para obter resultados mais precisos. Além disso, analise as áreas geográficas que você pode se beneficiar da segmentação com conteúdo.

Encontre as palavras-chave de cauda longa que ajudarão a garantir classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa. Se você praticar essas sugestões, o Google Trends poderá ser um bônus no seu kit de ferramentas para marketing de SEO.

Conclusão

A maioria dos especialistas em SEO ocasionalmente usa o Google Trends para verificar como o interesse por uma palavra-chave muda com o tempo. Ainda assim, poucos de nós usam a ferramenta em todo o seu potencial, o que é uma pena, porque o Google Trends pode ajudá-lo a obter informações realmente preciosas e até a fazer alguns ajustes na sua estratégia de SEO.

O que você deve se lembrar: o Google Trends NÃO é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Alguns profissionais de marketing tratam essas métricas de interesse como métricas reais de volume de pesquisa. Mas a verdade é que elas não são.

O Google diz que as métricas exibidas para o Google Trends são apenas uma popularidade relativa do termo. Isso significa que o Google examina todas as pesquisas e as coloca em uma escala do menos popular (zero) ao mais popular (100). Assim, a consulta de um baixo volume de pesquisa pode retornar uma alta taxa de interesse em comparação com o outro termo – o que seria ilusório.

Espero que algumas das dicas que compartilhei nesta postagem passem a fazer parte de sua rotina regular de SEO. Além disso, agora que você se familiarizou com todas as seções e filtros do Google Trends, pode criar suas próprias maneiras de usar os dados para realizar uma análise de SEO.

Rate this article

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...